A proposta da Juventude Socialistas (JS) de Miranda do Douro para implementação do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) foi aprovada na última reunião do Conselho Municipal de Juventude. Serão colocados à disposição dos jovens 10.000€ anuais.
 |
Mário Vaz (à esquerda) apresentou o OPJ como um estímulo à participação activa dos jovens. Foto: facebook |
No presente ano deu entrada em funcionamento o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Miranda do Douro que pretende ser um órgão auscultatório dos jovens Mirandeses. O representante da Juventude Socialista local Mário Vaz apresentou o OPJ como um estímulo à participação activa dos jovens na resolução dos seus próprios problemas.
Prevê-se que o primeiro concurso decorra durante o ano de 2016 com entrada da verba no orçamento de 2017. Ao longo ano de 2016, decorrerá uma primeira fase de recolha de propostas. Estas podem ser apresentadas por jovens ou associações jovens e devem ter como objectivo suprir necessidades dessa mesma faixa etária, ou seja "Dos jovens para o jovens".
As propostas depois de avaliadas pelo CMJ entram num período de reflexão, serão colocadas à disposição da população para debate e avaliação das mesmas.
Haverá então um período de votação no qual todos os jovens do concelho poderão votar na proposta que pretendem ver implementada. Neste são seleccionados os projectos que beneficiarão de financiação até perfazer a verba disponível.