![]() |
Equipa LBIM |
Todos os resultados deste inquérito aprovado pelo Ministério da Educação e Ciência, onde também se avaliou o conhecimento dos alunos relativamente à relação entre doenças pulmonares e o tabaco, vão ser apresentados amanhã, dia 17 de novembro, pelas 17h30m, na delegação de Coimbra da FPP, no âmbito da III Semana do Pulmão.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Por seu lado, Francisco Caramelo, coordenador da equipa do LBIM que realizou a análise dos dados, salienta o facto de «se observar nestes alunos um padrão de crescimento do número de fumadores com a idade. Isto traduz que existe um efeito cumulativo, ou seja, quem começa a fumar dificilmente deixa de o fazer, e a probabilidade de fumar aumenta cerca de 1,5 vezes por cada ano.»
Verificou-se ainda que a maioria dos alunos fumadores (51,9%) refere ter familiares na sua residência que fumam. Esta percentagem desce para 40,6% no caso dos não fumadores, notando-se haver uma grande prevalência de alunos fumadores passivos.
Embora a generalidade dos alunos (95,8%) afirme ter consciência dos malefícios do tabaco, só 57,9% dos fumadores revelou que gostaria de deixar de fumar.
Cristina Pinto
Conteúdo fornecido por Ciência Viva