![]() |
Centro de Interpretação do Território nasce em antiga Escola Primária |
Trata-se de um espaço museológico dinâmico com conteúdos atrativos. Uma valência com uma oferta diversificada e inovadora com recurso às novas tecnologias, promovendo a realização/exibição de filmes/documentários que retratem a história e cultura local, recorrendo também a experiências sensoriais.
O CIT contará com uma Sala de Exposições, onde se encontra uma exposição fotográfica com 30 fotografias sobre o território, resultado de um trabalho de recolha nas áreas do concelho: a Montanha, o Vale, o Rio, o Planalto e Alfândega da Fé; um Túnel do Pastor onde os sons caraterísticos da pastorícia circulam, a Sala Elogio ao Tempo e à Natureza, onde se encontra um ambiente natural e se pode visualizar um filme; a Sala Identidade onde o visitante interage com os elementos expostos, com recurso à realidade aumentada e pode ficar a saber o significado de alguns regionalismos como: “Bô”; “Cibo”, “Cucha” ou “Refustedo”, a Sala Sambade onde a etnografia ganha lugar, resultado de uma recolha de objetos típicos que ilustram o viver das gentes da freguesia de Sambade. Para além destes espaços, há também uma loja onde o visitante pode adquirir vários produtos locais.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
A Casa do Povo de Sambade acolhe esta nova infraestrutura, que dispõe de uma área multidisciplinar destinada à organização de seminários e debates ligados a temáticas regionais, nomeadamente produções agroflorestais, desenvolvimento local, cinegética e entre outras, bem como para a organização de festas e feiras, como forma de valorizar os produtos locais. Neste espaço multiusos será ainda disponibilizado o acesso à internet e a um fundo documental, criado especificamente para o efeito.
Com estas novas valências o concelho diversifica a sua oferta em termos culturais e turísticos, numa freguesia que já dispões de infraestruturas relevantes nesta área como o Hotel &SPA Alfândega da Fé, as Casas do Bairrinho e a Escola Alojamento Rural de Covelas.
A construção destes espaços resulta de uma candidatura ao PROVERE, financiada em 85%, designada – Sambade Aldeia Tecnológica e Turística.
Sónia Lavrador