Carambina!

|Hélio Bernardo Lopes|
No meio da luta titânica em Portugal contra António Costa e contra um Governo que possa ser construído pelo PS, o Bloco de Esquerda, o PCP e Os Verdes, ainda nos chegam notícias que nos permitem rir com gosto. 

Uma dessas notícias surgiu, precisamente, ontem, e o seu título, engraçadíssimo, era este: num documento secreto agora revelado, a CIA traça um plano para qualquer trabalhador provocar o caos numa empresa sem levantar suspeitas. Bom, caro leitor perdi-me a rir e disse, para quem me acompanhava, esta expressão: carambina!!

Tudo no documento gira ao redor de um MANUAL DE SIMPLES SABOTAGEM NO TERRENO: SERVIÇOS ESTRATÉGICOS. Precisamente o título de um capítulo ligado ao estudo e à ação nos locais de trabalho. Um texto onde se apontam modos diversos para, sem levantar suspeitas, um agente ou seu cúmplice poderem sabotar a atividade de qualquer empresa, dando cabo da sua produtividade. Portanto, o expectável e lógico.

Simplesmente, ao lerem-se alguns dos métodos apontados, percebe-se que se está, de facto, perante um autêntico ovo de Colombo. Não é preciso possuir-se um qualquer curso de espionagem para se poderem criar aqueles métodos, ou mesmo muitos outros. Basta conhecer a realidade no terreno de trabalho e criar aí entropia, mas com toda a aparência de legitimidade.

Se o leitor olhar o que se está hoje a passar no seio da sociedade portuguesa em matéria política, facilmente perceberá que existe uma evidentíssima orquestração da generalidade dos grandes meios de comunicação social com a finalidade de ser posto em causa António Costa, bem como o acordo de Governo que se anuncia para breve. A uma primeira vista, tudo não passa de liberdade de informar, mas a grande verdade é que quase tudo rema num só sentido. E mesmo naqueles casos de entrevistas a políticos defensores do acordo, basta interromper constantemente, ou fazer perguntas sem lógica, ou ir buscar casos incomparáveis.

Significa isto, pois, que o velho manual ora vindo a lume é coisa de sempre, e que, como certa marca de carro, veio para ficar. Encontram-se muitos casos deste tipo no jornalismo, onde nos aparecem autênticos agentes ao serviço da grande estratégia dos Estados Unidos. O problema é que tudo está hoje completamente desacreditado, porque para cada caso num sentido, há logo uma série de outros em sentido contrário. Mais uma pândega. E por isso repito: carambina!!

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN