A 10ª edição do Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares Sons & Ruralidades está de volta pela décima vez ao Planalto Mirandês durante os
dias 10 e 11 de Outubro. As aldeias de São Joanico e Serapicos, concelho de Vimioso, são as anfitriãs do evento.
 |
Foto: AEPGA |
“O conhecimento tradicional é um factor de consciência ecológica no seu papel de formação e conservação do ambiente e o Festival Sons & Ruralidades pretende ser um novo modelo de festival cultural, superando o espaço e tempo do festival para revitalizar e regenerar a região rural do nordeste transmontano”, refere fonte da organização.
O evento pretende estimular sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial.
“Este festival faz parte de um programa de desenvolvimento para esta região, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a sua revitalização, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas”.
O festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares Sons & Ruralidades pretende “estabelecer uma sólida fundação ética para a sociedade global emergente ajudando a construir um mundo sustentável baseado no respeito pela natureza, direitos humanos, justiça económica e uma cultura de paz. Tornando-se imperativo que assumamos responsabilidade pelos outros, por todos os seres e para as futuras gerações”.