Municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes estão abertos para receberem refugiados

A CIM Terras de Trás-os-Montes debateu o assunto e concluiu que estão prontos para acolherem na região refugiados da Síria, desde que o processo seja realizado de forma planeada em com as instituições governamentais e humanitárias, noticiou a Agência Lusa.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!

"Não chegamos a falar em números porque essa matéria tem de ser desenvolvida, apresentada pelas instituições governamentais e humanitárias que estão a tratar dessa matéria", disse Américo Pereira, presidente da CIM, citado pela Lusa.

O autarca de Vinhais e também presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes referiu que os autarcas transmontanos estão disponíveis para responder àquilo para que sejam solicitados, já manifestaram essa disponibilidade e agora aguardam "o desenrolar do processo em função da própria necessidade que existe em acolher pessoas refugiadas" no país.

"Tudo depende daquilo que for a a necessidade concreta", disse o responsável citado pela Lusa, sublinhando que o território "tem capacidade para receber" os refugiados, defendendo que "é um esforço que todos os cidadãos e todas as instituições devem fazer" sendo que as razões fundamentais desta tomada de posição “se prendem com razões humanitárias”.

A Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes é composta pelos concelhos de Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Vila Flor e Alfândega da Fé.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN