Município de Freixo homenageou Augusto Moreno

A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta começou no passado sábado um ciclo de Conferências cujo grande objetivo é homenagear ilustres freixenistas que se destacaram através do seu percurso profissional e social. O primeiro ilustre a ser homenageado foi Augusto César Moreno, filólogo, gramático, pedagogo, poeta e prosador que nasceu a 10 de Novembro de 1870 em Lagoaça, concelho de Freixo de Espada à Cinta e faleceu no Porto em 2 de Abril de 1955.


Maria do Céu Quintas, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, abriu a sessão de homenagem, que decorreu no Salão da Junta de Freguesia de Lagoaça, dizendo que “actual governo autárquico de Freixo jamais alimentará a inglória de esquecer os que partindo desta nossa pátria que são as nossas raízes se fizeram grandes e notáveis, nem esquecem os que contribuem para que o nosso concelho se valorize e mostre, embora pequenos, temos dimensão. Começamos hoje, em Lagoaça, um dos mais puros exercícios de cidadania, lembrar os Homens de mérito e as razões do seu justo valor” a presidente do município referiu ainda que “felizmente pertencemos a um concelho que pode orgulhosamente apresentar à região, ao país e ao mundo figuras que se destacaram, e que pela relevância e excelência do seu trabalho deixaram uma herança que ainda é actualmente reconhecida, comentada e referenciada”, como é o caso de Augusto Moreno, que muito contribuiu para que se fale em bom português.

PUB


Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Após a sessão de abertura tomou a palavra o moderador da conferência, Artur Parra, Vice-presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta com o pelouro da Cultura, que após apresentar os conferencistas, Prof. Dr. João Cabrita e o Prof. Dr. Ernesto Rodrigues, dois notáveis conhecedores de toda a obra de Augusto Moreno, disse que o executivo camarário se congratulava “com este evento cultural”.

João Cabrita, o primeiro a discursar, falou da vida e obra de Augusto Moreno, dos feitos que o homenageado realizou ao longo de toda a sua vida e da pessoa culta que era. Por sua vez, Ernesto Rodrigues centrou a sua intervenção em Augusto Moreno como poeta e ensinador do bem falar português, lendo poemas do autor e explicando a importância que este teve na cultura portuguesa, e como os seus pensamentos ainda hoje estão corretos.

Foram duas intervenções distintas, que prenderam a atenção da meia centena de espectadores que estavam presentes no Salão da Junta de Lagoaça. De salientar, que entre os presentes, estavam vários familiares de Augusto Moreno que vieram de vários pontos do país, para se juntarem ao Município de Freixo de Espada à Cinta e à Junta de Freguesia de Lagoaça, nesta justa homenagem prestada ao Freixenista Ilustre que foi, e continua a ser Augusto Moreno. Quem também marcou presença foi Elisa Ramos, professora bibliotecária da escola Augusto Moreno, em Bragança, em representação do Agrupamento de Escolas Abade Baçal.

No final da conferência, e enquanto se passava a vista por uma exposição das obras de Augusto Moreno, reinava entre os presentes o sentimento de que tinham ficado a conhecer mais e melhor Augusto Moreno, figura incontornável da vida literária portuguesa.

O Ciclo de Conferências Ilustres Desconhecidos contínua já no próximo dia 10 de Outubro, no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta, com a homenagem a Amílcar Paulo.

Nota de Imprensa da CM de Freixo de Espada à Cinta (Sara Alves)

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN