Comissão Europeia Reage à Manifestação de Agricultores de 7 de Setembro em Bruxelas

A Comissão Europeia anunciou, esta segunda-feira, um pacote de 500 milhões de euros para apoiar os agricultores europeus em dificuldades. 

Manifestação de Agricultores de 7 de Setembro em Bruxelas 
A CONFAGRI -Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, que participou activamente na manifestação de ontem realizada em Bruxelas, considera que este pacote é uma resposta directa da Comissão Europeia à grande mobilização dos agricultores e dos representantes das Cooperativas Agrícolas em Bruxelas.

"Consideramos que a resposta da Comissão, através deste pacote de medidas, é positiva, mas ainda insuficiente face à gravidade da situação", refere um comunicado da CONFAGRI .

Em relação ao sector do leite, a Comissão propõe alterações ao nível das medidas de Intervenção, nomeadamente a revisão dos valores para a sua activação, sendo certo que o processo legislativo para o efeito será sempre demorado.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!

Uma outra medida proposta pela Comissão Europeia diz respeito à antecipação do pagamento das ajudas aos agricultores, de Dezembro para 16 de Outubro de 2015, autorizando que Portugal faça o adiantamento de 70% dos pagamentos das ajudas directas e o adiantamento de 85% dos pagamentos das ajudas do desenvolvimento rural nos sectores pecuários, medidas aliás já antes reivindicadas  pela CONFAGRI e agora consideradas como positivas por esta confederação. No entanto,  considera a CONFAGRI, "estes adiantamentos estão dependentes da eficácia da Administração Pública Portuguesa, nomeadamente os controlos 'in loco' aos agricultores, pelo que apelámos as sentido de responsabilidade das entidades envolvidas".

O Aumento da comparticipação de 50% para 70-80% em programas de promoção para o leite e os lacticínios, é entendida também como uma medida com efeito positivo pela CONFAGRI, embora considerem "estar muito diferido no tempo (finais de 2016)".

Para os suínos, a Comissão propõe abrir a armazenagem privada, pela segunda vez, mas num período ainda menos favorável ao consumo, e que não irá resolver o problema, considera a confederação em comunicado, sendo esta, no seu entender,  "a solução menos favorável".

Para os bovinos, a Comissão propõe a antecipação das ajudas directas e de desenvolvimento rural, a pagar a 16 de Outubro, nas mesmas condições referidas anteriormente para o leite.


www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN