![]() |
Castanheiro. By Wildfeuer, via Wikimedia Commons |
O anúncio deste objectivo foi realizado na passada semana pelo presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Américo Pereira. Em declarações à Lusa, o também autarca de Vinhais disse que " é agora o tempo de começar a tratar e a estabelecer acções concretas de combate a estas pragas”, uma vez que, salientou “ essas doenças, como o cancro ou a vespa das galhas do castanheiro, têm muita mais evidência por altura da primavera”.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
O Presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes declarou ainda, citado pela Lusa, que esta questão “ já não é um assunto que diga respeito apenas ao Ministério da Agricultura, mas diz respeito a todos”, e por isso considera a necessidade de “ uma intervenção muito séria por parte das instituições ligadas ao sector, mas também das autarquias”.
Depois do cancro do castanheiro que teve efeitos significativos na economia rural desta região, surgiu na primavera passada outro problema de igual ou maior gravidade, como é o caso da vespa das galhas do castanheiro que provocou fundamentado alarme entre os produtores de castanha da zona da Terra Fria Transmontana.