Foi dada ordem imediata para que fossem retirados de imediato do mercado os produtos à base de carne e os queijos da marca “Origem Transmontana”, por serem a eles imputados a responsabilidade três casos de botulismo alimentar que foram diagnosticados no pais no presente mês.
Segundo um comunicado da Direção-Geral da Saúde, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, “no mês de setembro de 2015 foram notificados três casos de botulismo alimentar, confirmados laboratorialmente, não tendo sido registado nenhum óbito”.
O botulismo alimentar é uma doença grave, de evolução aguda, com sintomas digestivos e neurológicos, resultante da ingestão de diversos tipos de alimentos, contendo toxinas formadas pelo Clostridium botulinum no próprio alimento.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
As autoridades de saúde decidiram ainda informar a população para que os produtos adquiridos, à base de carne e os queijos, da marca “Origem Transmontana”, não sejam consumidos, dado que estes produtos podem ter sido distribuídos e comercializados em diversos pontos do país, podendo encontrar-se na posse dos consumidores.