Lince libertado no centro de Espanha está agora na zona de Vimioso

Um lince nascido em Silves e libertado no centro de Espanha há oito meses regressou a Portugal e está desde terça-feira a norte de Vimioso (Bragança), informou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Lince Ibérico. Imagem Wikipédia 
Kentaro foi reintroduzido na natureza em Espanha, ao mesmo tempo que o irmão, Kahn, o exemplar que no dia 28 de junho entrou em Portugal, após percorrer mais de 1 500 km. Nessa altura, também o lince-ibérico Kentaro era notícia por ter percorrido praticamente a mesma distância, mas em sentido oposto”, lê-se na nota do ICNF disponível no portal deste instituto .

A monitorização dos movimentos dos animais é feita a partir de um colar de GPS, que transportam consigo, sabendo-se agora que o lince Kentaro anda pela zona de Vimioso, numa viagem cuja distância total percorrida já está próxima dos 2.500 km.

Os dados obtidos indicam que o lince-ibérico é capaz de caminhar mais de 25 km num único dia, o que confirma que a conexão entre áreas de reintrodução atuais é possível. Notável é também a capacidade de sobrevivência que os dois linces têm demonstrado, os quais têm alternado as suas áreas de dispersão, com diferentes densidades de coelho-bravo, substituindo a sua principal fonte de alimento por outras, alternativas, como roedores e cervídeos, comportamento documentado em outras áreas da presença deste felino, principalmente grandes machos”, refere o documento do ICNF.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Kantaro, que optou pelo Nordeste Transmontano nas suas últimas deslocações,  vem já de uma longa viagem que começou no centro de Espanha. “A partir de Janeiro iniciou um movimento de dispersão que o levou até ao rio Tejo, na Barragem de Castrejon. Desse local, deslocou-se até às proximidades da cidade de Toledo e mais tarde, utilizando o corredor do rio Tejo, entrou nas províncias de Madrid, Cuenca e Guadalajara até às barragens das cabeceiras da bacia deste rio, ponto em que cruzou o rio em direção a norte. Mais tarde, explorou as províncias do sul de Soria e Zaragoza, voltando novamente para Soria, conseguindo chegar à região de La Rioja. Daí, deslocou-se para oeste, pela região de Zamora, tendo entrado em Portugal, a norte de Vimioso nesta terça-feira”, indica o ICNF.

Kentaro é uma espécie de lince-ibérico que nasceu no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves. Em 26 de Novembro de 2014 foi devolvido à natureza em Castilla-La Mancha, no âmbito do projeto LIFE + Iberlince. Mas agora resolveu regressar ao país de nascimento e optou por Vimioso para viver neste verão. Veremos se decide permanecer.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN