CIM de Terras de Trás-os-Montes e CIM Douro já assinaram os Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial

Numa cerimónia protocolar realizada na passada quarta-feira na cidade de Guimarães, a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e do Douro assinaram um Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.

A assinatura dos protocolos foi feita nos Paços do Duque, em Guimarães.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, num projecto de implementação dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial das Comunidades Intermunicipais do Ave, Alto Tâmega, Cávado, Douro e Terras de Trás-os-Montes.

Uma ideia presente no encontro das 5 comunidades intermunicipais foi a de que "a coesão é a dimensão mais importante para a afirmação de um território, sendo que cada um dos concelhos será tanto mais forte quanto a sua NUT III o for". A ideia foi defendida por Domingos Bragança anfitrião do encontro.

Emídio Gomes, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) defendeu, por seu lado, que esta assinatura protocolar "marca o início de um caminho comum, do emprego e da qualificação do emprego para um espaço regional mais competitivo que crie mais riqueza e mais capacidade de a distribuir. Queremos uma região mais competitiva ao nível da sua economia, mas também uma região mais solidária”, disse o actual responsável pela CCDRN.

PUB


Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
A assinatura destes acordos permite que as cinco CIM que formam a Região Norte possam auferir de um apoio global superior a 281, 3 milhões de euros para projectos de desenvolvimento das infraestruturas educativas e formativas, inclusão social, apoio à eficiência energética e criação de emprego por conta própria, no âmbito de projectos de empreendedorismo e de criação de empresas.

Nas suas candidaturas, os promotores identificam intervenções prioritárias nestas diferentes áreas, cabendo à CIM Douro gerir um montante global de (67.522.336,77 euros e à CIM Terras de Trás-os-Montes 58.122.943,23 euros.

Com a assinatura dos acordos, estas cinco CIM irão beneficiar de um apoio global superior a 281,3 milhões de euros, em que mais de 255 milhões de euros correspondem a verbas canalizadas pelo NORTE 2020.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN