Festival Intercéltico de Sendim celebra 40 anos da Brigada Victor Jara

A Brigada Victor Jara tem presença de honra na 16.ª edição do Festival Intercéltico de Sendim (FIS), um evento promovido pela Associação Sons da Terra e com apoios institucionais da Câmara de Miranda do Douro e Junta de Freguesia de Sendim.

Brigada Victor Jara atuam no Festival Intercéltico de Sendim a 1 de agosto
Entre os dias 30 de julho e 2 de agosto as cidades de Miranda do Douro e a vila de Sendim vão ser palco de mais uma edição do FIS, que este ano tem como cabeça de cartaz o lendário grupo Brigada Victor Jara na celebração dos seus 40 anos de existência.

Mário Correia, director do FIS, disse, citado pela Agência Lusa, que a Brigada Victor Jara foi um grupo pioneiro na divulgação da música de Trás-os-Montes, em particular da zona do Planalto Mirandês. "Em termos de discografia da Brigada Victor Jara, a região transmontana é a mais representada na dezena de discos da formação ao longo de 40 anos", referiu o musicólogo.

[post_ad]
Durante os 4 dias em que decorre o festival, os concertos musicais e as iniciativas paralelas ao evento dividem-se pela vila de Sendim e pelo largo D. João III, em Miranda do Douro, onde, a abrir o FIS, no dia 30 de julho, actuarão Andrés Peñabad e Cecina de Léon Folk.

No dia 31 será Sendim a receber, no Parque das Eiras, os Arrefole, os Seu e os Cecina de Léon Folk.

O dia 1 de agosto ficará marcado pela presença da Brigada Victor Jara que dividem a noite sendinense com Andrés Peñabad e Rare Folk da Andaluzia.  Já o dia 2 de agosto estará reservado para o IV Encontro Ibérico de Danças de Pauliteiros.

Apenas os concertos das noites em Sendim são pagos a 12,50 euros por noite, um preço que se mantém sem alterações há cerca de dez anos, podendo os bilhetes ser adquiridos no local, uma vez que não existem problemas de lotação.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN