O Encontro decorrerá na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo |
Às 17h00 o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, procede à abertura dos trabalhos deste colóquio seguindo-se as comunicações de José Levy Domingos sobre “ Miguel Telles da Costa, Governador no Brasil, capitão-mor de D. Pedro II”, de Miriam Assor sobre “Amato Lusitano e Garcia da Orta - Médicos Judeus no Exílio” e de Paulo Ribeirinho Soares sobre “ A Imagem Arquitetónica das Construções Judaicas”. Será ainda apresentado o livro “Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira – Cidadão do Mundo, Sefardita e Transmontano” de António Júlio Andrade. Pelas 21h30 decorre a apresentação do livro “Na Rota dos Marranos de Trás-os-Montes” de Maria Fernanda Guimarães e António Júlio Andrade. Já às 22h30 realiza-se uma visita guiada pela Rota dos Judeus de Torre de Moncorvo, que contará com a teatralização do Grupo Alma de Ferro Teatro.
No Sábado, dia 20 Junho, pelas 15h00, tem lugar a assinatura do contrato promessa de aquisição do edifício da antiga sinagoga. Decorrem ainda as comunicações de Fernando Augusto Machado sobre “Ribeiro Sanches – Medicina e Interculturalidade”, de Carolino Tapadejo sobre “Judeus em Castelo de Vide – História e Tradição”, António Moniz de Palme sobre “O Cônsul Português Aristides de Sousa Mendes e os judeus na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial” e João Campos sobre “O Projeto do Memorial Judaico em Vilar Formoso”, cuja moderação ficará a cargo de Adília Fernandes.
Realiza-se ainda a apresentação de duas obras sobre judeus “ Gente de Nação Além e Aquém Côa (Judeus Sefarditas) de Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues e “ A Família de Winter e a Fuga aos Nazis. A Ajuda do Cônsul Aristides de Sousa Mendes”, de Adriano Vasco Rodrigues. A sessão de encerramento do encontro fica a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e do Professor Adriano Vasco Rodrigues.
[post_ad]
No final do colóquio tem lugar um porto de honra animado com música
sefardita, interpretada pela Escola Municipal Sabor Artes.
Torre de Moncorvo possui um vasto património material e imaterial ligado
ao Judaísmo, destacamos a antiga sinagoga, a casa da inquisição, a casa
dos Navarros, a casa da Pelicana, a Igreja da Misericórdia, a rua dos
sapateiros, o tríptico da Igreja Matriz, o chafariz da horta, as cobrideiras
de amêndoa, o lagar da cera de Felgueiras e algumas marcas de
simbologia religiosa que se encontram em algumas aldeias do concelho.Nota de Imprensa da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (Luciana Raimundo)