Planos hidrológicos português e espanhol para o rio Douro estão em discussão pública

Durante esta semana realizou-se uma reunião Peso da Régua com o objectivo de debater as principais questões de hidrologia associadas à bacia do do rio Douro.

Rio Douro
Nesta sessão pública participaram a Agência Portuguesa do Ambiente/ Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA/ARH) e a Confederación Hidrográfica del Duero, tendo sido revelado que Portugal e Espanha se encontram a preparar os planos hidrológicos do rio ibérico.

Os  planos, tanto o português como o espanhol, encontram-se em discussão pública, período no qual podem ser recepcionadas achegas ou contestações a partes do documento, quer por particulares quer por instituições que sejam interessadas nesta matéria.

[post_ad]
O director regional da APA/ARH, Pimenta Machado, disse à agência Lusa que o Plano de Gestão da Região Hidrológica do Douro está em discussão pública, até ao final do ano, esperando-se que o documento entre em vigor no primeiro trimestre de 2016.

A principal preocupação dos responsáveis é a qualidade da água. "Na situação atual temos 63% de massa de água em bom estado”, salientou Pimenta Machado, citado pela Lusa, acrescentando que o objectivo é “atingir os 100%".

Qualidade e quantidade são as principais preocupações dos responsáveis quando se referem à massa de água do rio Douro. Outras preocupações dizem ainda respeito ao excesso de nutrientes na água, aumento da luminosidade e do calor e poluição urbana.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN