Queimada do Solstício de Verão ficará a cargo do Padre Fontes |
A energia dos convivas será reposta com um jantar temático na Quinta da Nora, animado com poesia, contos e lendas. Este repasto será pontuado pela habitual Queimada do Solstício, com a assinatura do Padre Fontes, figura indissociável do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes e das 'sextas-feiras 13' na vila de Montalegre.
O programa do Solstício de Verão estende-se pela madrugada de 21 de Junho, com a colheita de água em sete fontes e a romagem para a serra do Marão. Poderá ser útil inserir as coordenadas [41?14’54N, 07?52’55W] no GPS para facilitar a sua chegada ao local. Por volta das 5h, vão começar os preparativos para o ritual do Sol, combinando-se a água, as plantas e os elementos primordiais. Nos instantes em que o horizonte revelar sinais de claridade e se perspectivar a chegada do astro-rei, decorrerá o cerimonial de saudação ao Sol e a purificação simbólica dos presentes.
O Solstício de Verão corresponde à época do ano em que a estrela central do sistema solar descreve a sua maior curva aparente e em que a terra atinge o expoente da sua energia vital. Assim, todos aqueles que estiverem envolvidos nesse momento de comunhão cósmica vão poder contemplar a ondulação geológica do Reino Maravilhoso de Miguel Torga e sentir a energia telúrica e espiritual que esta jornada proporcionará.
[post_ad]
O ritual terminará com um pequeno-almoço convívio, servido no local, para compensar o esforço da madrugada. As inscrições para o jantar do Solstício de Verão podem ser feitas até 19 de Junho, através do e-mail geral@aetur.pt ou pelo telefone 259092511.
A AETUR organiza a comemoração do Solstício de Verão na serra do Marão há vários anos, o que tem vindo a conquistar as preferências dos participantes vindos dos distritos de Bragança, Vila Real e Porto.
Notify – Atelier de Comunicação