[post_ad]
Este ano aconteceu, mais uma vez, em Celeirós do Douro, uma aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa que ao fim da tarde de ontem, terça-feira, viu a sua produção vinícola destruída em cerca de 50 por cento, devido à queda de uma forte trovoada de granizo que dizimou a maior parte das videiras da aldeia.
Durante aproximadamente 30 minutos, o granizo que caiu esta terça-feira em Celeirós deixou um rasto de destruição profundo, um imenso rio de gelo a correr pelas ruas da aldeia, repetindo o cenário que há três anos também se registou nesta localidade e também com sérias consequências na produção agrícola.
Os agricultores ainda estão a fazer os cálculos aos prejuízos provocados pela tempestade, mas numa primeira avaliação estima-se que cerca de 50 por cento da produção de vinho tenha sido perdida.
A tempestade de granizo que se abateu sobre os campos daquela zona, trouxe consigo um rasto de destruição. A vinha, sendo a cultura de maior expressão na região, foi a mais afectada, resultando daí sérias consequências para a economia local, nomeadamente para os agricultores que dependem dos rendimentos auferidos por esta monocultura.