O Ano Europeu para o Desenvolvimento foi proclamado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia para 2015 e tem na sua origem os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
Estes objetivos foram definidos em 2000, na Cimeira do Milénio, onde estavam reunidos os dirigentes mundiais que se comprometeram a atingir um conjunto de objetivos referentes a questões como a pobreza, o ambiente e o desenvolvimento. Com o fim da vigência dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio em 2015, torna-se necessária uma nova Agenda de Desenvolvimento Global e neste sentido surgiu o Ano Europeu para o Desenvolvimento.
O objetivo passa por informar, sensibilizar e promover o interesse, a participação ativa e o pensamento crítico dos cidadãos europeus relativamente ao desenvolvimento global.
[post_ad]
O programa nacional português e os temas definidos para o Ano Europeu para o Desenvolvimento vão de encontro à nova Agenda para o Desenvolvimento Global. A campanha tem como intenção contribuir para informar, sensibilizar e promover o interesse, a participação e o pensamento crítico dos cidadãos portugueses no que diz respeito às políticas de desenvolvimento portuguesa e europeia e ao papel de Portugal e da Europa nos novos desafios impostos pelo desenvolvimento.
A meta final é um mundo mais justo, digno, sustentável e cumpridor dos Direitos Humanos, com a garantia das liberdades e dos direitos fundamentais e a erradicação da pobreza, o acesso universal à educação e à saúde, o acesso à água potável e a um ambiente saudável e a satisfação das necessidades básicas. Este grande objetivo implica a ação de todos: Estados, organizações internacionais, organizações da sociedade civil e cidadãos. A participação ativa de Portugal e dos portugueses é fundamental e imperativa.
Saiba mais aqui