Sé Velha de Bragança |
Esta iniciativa é uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 – O Novo Norte, e surge no âmbito do calendário de iniciativas de índole cultural proposto para as Sés e Catedrais ao abrigo de um plano de intervenção mais alargado.
Tendo em vista a implementação de uma oferta cultural de excelência, a partir dos bens patrimoniais e em aliança com uma cuidada programação cultural, capaz de devolver os monumentos à comunidade, o projeto visa ainda, através da corresponsabilização de todos os atores intervenientes, promover a estima coletiva e o cuidado partilhado face a um património profundamente identitário, plural e multifacetado, memória viva de um povo.
As Sés de Braga, Lamego, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Miranda e Bragança integram a Rota das Catedrais a Norte, projeto que visa permitir uma leitura integrada do património catedralício a norte, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios.
Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus pólos.
No Ciclo de Teatro dedicado ao Padre António Vieira, a Direção Regional de Cultura de Norte conta com as colaborações dos atores Marcelo Lafontana, António Durães e Jorge Alonso, que interpretam textos do Padre António Vieira, um dos maiores cultores da língua portuguesa.
[post_ad]
António Durães nasceu na Figueira da Foz em Março de 1961 e vive em Braga desde 1986. Estudou teatro na Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Évora, sendo ator profissional desde 1984.
Tem trabalhado em estruturas diversas, como a Companhia de Teatro de Braga, o Teatro Nacional S. João, o Teatro Nacional D. Maria II, a ASSéDIO, o Centro Dramático de Évora, o Seiva Troupe, o Ensemble-Sociedade de Atores, os Artistas Unidos ou o Centro Cultural de Belém.
Integra o coletivo Sindicato de Poesia, em Braga, desde a sua fundação. É, desde 2000, professor da disciplina de Interpretação no Curso de Teatro da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, do Porto.
A convite da Direção Regional de Cultura do Norte interpreta o «Sermão da Sexagésima ou do Bom Ladrão» do Pe. António Vieira. O espetáculo será apresentado na Antiga Sé de Bragança (22 maio, 21h30) e na Sé Catedral do Porto (23 maio, 21h30) dando continuidade ao Ciclo de Teatro na Rota das Catedrais.