Foto: Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género |
É neste ânbito que será feita a apresentação de um vídeo e música com o tema “ Amor não significa violência” e apresentação de uma peça de teatro intitulada “ Palavras Sofridas”. Está ainda previsto a projecção de dois vídeos “Fases Iludidas” e “Tu decides o destino do teu amor”.
Esta iniciativa conta ainda com uma palestra sobre o tema, dinamizada pela Psicóloga Coordenadora do Programa, Daniela Rico, pela Enfermeira Olívia Costa Maria e ainda pela Vereadora do Município de Bragança, Cristina Figueiredo.
Destaca-se ainda, a abertura de uma Exposição de Fotografia e Desenho “ Amor ou Obsessão” elaborada pelos alunos das escolas.
As atividades decorrerem no Pavilhão Multiusos do Instituto Português do Desporto e Juventude, entre as 14h00 e as 18h00.
"Segundo um estudo recentemente divulgado da investigadora Madalena Oliveira, da Universidade Fernando Pessoa, «Transmissão intergeracional da violência: o contexto familiar, as relações de intimidade e as crenças dos jovens», com base num inquérito realizado nos anos letivos de 2008 a 2010 e que envolveu 1476 jovens com idades entre os 15 e os 20 anos de escolas de seis distritos do norte e centro do país, cerca de 25% dos jovens participantes, que mantinham àquela data um relacionamento íntimo, admitiu ter adotado um comportamento violento, pelo menos uma vez, com o seu parceiro/a, enquanto cerca de 22,5% admitiu ter sido vítima de agressão do parceiro/a".