Este grupo irlandês vai investir €80 milhões de euros na instalação de 38 aerogeradores a distribuir pelo concelho de Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães*.
Segundo o semanário, a empresa já formalizou junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) um pedido de financiamento no valor de €40 milhões. A Island irá ainda recorrer a empréstimos da banca comercial e capitais próprios, garante o Expresso, citando Paulo Amante, um dos fundadores da empresa.
[post_ad]
Este parque eólico será o maior empreendimento resultante da Fase C do concurso eólico realizado entre 2005 e 2008 pelo Governo de José Sócrates, altura em que foram adjudicadas licenças para a instalação de 200 megawatts (MW).
O maior lote, correspondente a 50 MW, foi ganho pela empresa Fenosa de capitais espanhóis, que depois acabou por vender à Island Renewable Energy, a responsável actual pelo investimento em Torre de Moncorvo.
A potência prevista é de 50 MW, embora os irlandeses pretendam rentabilizar o investimento e fazer um reforço de potência de forma a elevar a capacidade de produção do parque para os 60 MW.
*Notícia corrigida