Nesta edição os visitantes vão ser surpreendidos com produtos inovadores à base de cereja. Já ouviu falar no salpicão de cereja? É uma das grandes novidades para este ano. Uma conjugação de um enchido característico do concelho, o salpicão, com aquela que é a imagem de marca de Alfândega da Fé, a cereja. A combinação pode parecer improvável, mas promete convencer até os mais céticos.
Trata-se de um produto desenvolvido pelo Chef António Mauritti, que lançou o desafio a uma produtora local de fumeiro. Surge assim o salpicão de cereja de Alfândega da Fé, com a marca Fumeiro D’ Avó Maria. Uma cozin há regional que já se tinha inovado ao produzir alheiras light. Para os apreciadores de doces, a Festa vai oferecer o nitrogelado de cereja, produzido com leite de cabra ou ovelha de Alfândega da Fé, a partir de gelo seco. As compotas, os licores, os bolos completam os sabores à base de cereja e até não vai faltar aquela que já é uma presença assídua nesta Festa: a Cerveja de Cereja.
Estas são formas apelativas e inovadoras de acrescentar valor a produtos tradicionais fazendo de conjugações improváveis, como é o caso do salpicão e da cereja, forma de afirmação, projeção do concelho e de dinamização da economia local. Para além disso, mostra-se que a cereja para além de ser deliciosa quando consumida em fresco, associada a outros produtos torna-os ainda mais apetecíveis e pode ser presença assídua, ao longo de todo ano, na mesa dos portugueses.
Piqueniques com Sabor a Cereja para Provar os Sabores da Terra
E que tal pegar em todos estes produtos e fazer deles ingredientes principais de um piquenique com sabor a cereja? Na festa vão estar cestos de piquenique recheados com o que de melhor tem este concelho, um cesto que sabe a Alfândega da Fé e que pode servir de pretexto para uma visita mais demorada pela região.
A ideia passa por reunir num “farnel” produtos característicos de Alfândega e convidar os visitantes a fazer uma viagem pelos sabores deste território, onde, claro, não faltará a cereja. Uma edição limitada, que pode ser adquirida no recinto da Festa e que contém o azeite, a Cerveja , o salpicão de Cereja, Queijo, a Merenda de alfândega etc, e que pode ser completada com outros produtos como é o caso do pão ou dos bolos típicos.
Depois é só partir à descoberta destas terras Alfandeguenses, deslumbrar-se com as paisagens, depenicar uma outra cereja nos pomares e saborear os produtos criteriosamente seleccionados para este piquenique, ou então reservar estas iguarias para aquela ocasião mais especial. Uma forma de conjugar todos os sabores de Alfândega da Fé e de dar a conhecer produtos e produtores que a Festa quer divulgar.
A partir de dia 23 de maio a Festa da Cereja de Alfândega da Fé vai andar na rua a promover a cereja, os novos produtos à base deste fruto e o próprio concelho. No dia 23 de maio vai estar em Vila Real, a 29 de maio em Bragança e a 30 de Maio no Porto. Para além da apresentação do programa e dos produtos inovadores vai também ser oferecida cereja à população destas cidades. Ações que visam divulgar o concelho e a Festa. Depois é só passar por Alfândega da Fé entre 5 e 7 de junho, provar os produtos locais, degustar a cereja e quem sabe programar um piquenique com sabor a cereja e a Alfândega da Fé.
O programa da Festa é ainda complementado com actividades desportivas e culturais. Neste campo destaque para o encontro de pastores, para o primeiro concurso de ovinos e caprinos, para a prova desportiva, 1º subida da Serra de Bornes - 4ª etapa do Circuito nacional de montanha 2015- , para o seminário “Novos Desafios na Cereja” ou a apresentação do livro de João Pedro Mésseder, “Variações em Forma de Cereja”. O espetáculo com os GNR, a 6 de junho, de Manecas Costa, a 5 de junho e as atuações de DJ’s na tenda multiusos complementam a oferta destes 3 dias de Festa.
Nota de Imprensa CM Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)