Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho vence prestigiado prémio internacional de arquitectura

Álvaro Fernandes Andrade, autor do Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho, venceu o prémio de arquitectura “ECOLA Award 2015” com este seu projecto.

Foto: © Fernando Guerra
O concurso deste ano integrou 149 projectos de 16 países europeus, tendo saído vencedor o trabalho do arquitecto português que é docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

“Recebemos hoje o press release oficial comunicando que o Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho havia ganho o primeiro prémio da European Conference of Leading Architects (ECOLA) Award 2015, na categoria de Novas Edificações", disse o arquitecto ao Notícias do Nordeste, não escondendo o “ orgulho de já estarmos nomeados ao lado de nomes como Aires Mateus, Baumschlager + Eberle, Cino Zucchi, Cobe, Fran Silvestre, Francisco Mangado, jestico + whiles, O’Donnell + Tuomey’s, Snohetta, Wespi de Meuron”.

[post_ad]
Álvaro Fernandes Andrade diz que esta distinção maior por um júri presidido por Sir Peter Cook o deixa “acima de tudo com um forte sentido de responsabilidade e de agradecimento pela série de generosos olhares que distinguiram o nosso projecto”. E por isso agradece a todos os que de alguma forma contribuíram para a sua concretização. “Obrigado e parabéns a todos os que contribuíram para que o CARR do Pocinho fosse possível”, refere Álvaro Fernandes Andrade.

O jurí, presidido por nomes como Peter Cook, Brian Cody, Enrique Sobejano ou Hubert Klumpner ,entre outros conceituados nomes da arquitectura europeia, valorizou "a elegância da forma no modo como o desenho integra a paisagem". O relatório do júri diz ainda que "a composição formula-se na quantidade exatacta de formas geométricas permanecendo 'subtil'".

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN