Museu vai ensinar a fazer queijo de forma artesanal


O Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães, promove no próximo fim-de-semana, dia 8 de março, um workshop destinado a ensinar todos os interessados a fazer queijo segundo as normas tradicionais.


Esta actividade pretende divulgar a prática do fabrico do queijo artesanal, muito usual entre as comunidades rurais de Trás-os-Montes, e é dirigida a todos aqueles que pretendam conhecer como se faz o queijo e degustar alguns produtos efectuados a partir do leite de ovelha, a coalhada, o soro os requeijões.

Esta acção, promovida pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, é gratuita  e dirige-se a todos os escalões etários. Para participar só têm de efectuar a inscrição, até ao dia 5 de Março, através do nº de telefone 278 610 200 ou de um email enviado para cica@cmca.pt.

Museu da Memória Rural

O Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira é uma unidade museológica destinada a trabalhar temáticas relativas à cultura rural e ao património imaterial da região duriense e transmontana.

Trata-se de um espaço especificamente vocacionado para o estudo e a recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que actualmente estão a cair em desuso. Aqui já estão representados ofícios tradicionais como o do ferrador, canastreiro, pescador do rio Douro, padeira, queijeira, pastor, tanoeiro, sapateiro, funileiro, moleiro, corticeiro e, no futuro, estarão também representadas técnicas antigas relacionadas com a economia local como a antiga produção de mantas de lã, os fornos de secagem de figos, construção de carros de bois ou os antigos fornos de produção de telha.


Suportado num conjunto de recursos tecnológicos, onde se incluem as mais recentes soluções multimédia, o Museu da Memória Rural assume-se com um carácter fundamentalmente didáctico, constituindo uma homenagem à cultura rural de um povo que possui uma longa história e uma ancestral tradição cultural que urge preservar, estudar e difundir.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN