O estudo mostra que o comportamento dos automobilistas portugueses é semelhante ao da generalidade dos compradores de automóvel. De facto, tendo em consideração a média dos 14 países analisados, a compra a pronto lidera (57%), seguida pelo crédito ou locação no ponto de venda (22%) e fora do ponto de venda (13%). Existe uma quase unanimidade sobre a forma de financiamento do automóvel, já que a compra a pronto é privilegiada por todos os compradores, exceto na África do Sul e nos Estados Unidos, onde o financiamento a crédito prevalece.
O financiamento a crédito seduz, em média, mais de um terço dos compradores de veículos. Esta solução é particularmente utilizada na África do Sul (58%), Estados Unidos (52%) e Brasil (45%), mas também na Bélgica (41%), Espanha (40%) e Itália (37%). Na maioria das vezes, o crédito é negociado no local da venda, com exceção dos franceses e dos belgas, que preferem subscrever um crédito fora do concessionário.
As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.