Apenas 8% dos portugueses conseguem poupar todos os meses. Em 2014 eram cerca de 30%

No âmbito do Dia do Consumidor, que se assinala a 15 de março, o Cetelem lança um estudo sobre o nível de literacia financeira dos portugueses. 

O estudo revela que atualmente apenas 8% dos consumidores poupam com uma regularidade mensal, significativamente menos que em 2014 (30%) e que quase metade não faz qualquer tipo de poupança (45%). A análise indica também que o mealheiro tradicional passou a ser o principal método de poupança, tendo ultrapassado as transferências para contas a prazo.

Entre os inquiridos, 30% admitem poupar sempre que possível ou sempre que sobra algum dinheiro no final do mês. Há ainda 9% dos consumidores que dizem colocar dinheiro de parte, mas apenas de forma pontual com os subsídios de Natal e férias, entre outros. Somente 8% afirmam consegui-lo fazer todos os meses.

No entanto, são também muitos os consumidores que, nos últimos anos, admitem não fazer qualquer tipo de poupança. Em 2013, apenas uma minoria de portugueses (9%) afirmava não ter o hábito de economizar, valor que aumentou para os 22% em 2014 e que agora alcançou os 45%.

Pela primeira vez em três anos, o mealheiro passou a ser o principal método de poupança dos portugueses (22%), tendo passado à frente das transferências bancárias para contas a prazo, que têm vindo a perder adeptos. Em 2014, 40% dos consumidores usavam as contas a prazo para reunir economias; atualmente são apenas 19% a fazê-lo. Há ainda uma minoria (3%) que recorre a investimentos em produtos bancários, como PPR’s, ações e obrigações, como método de poupança.

«Nos últimos anos, em sequência da crise económica e financeira, têm-se verificado profundas alterações no comportamento dos consumidores, nomeadamente no que diz respeito aos hábitos de poupança. A reduzida folga orçamental tem restringido a capacidade de poupar dos portugueses e ditado o regresso aos mealheiros tradicionais. Verifica-se que apesar da crescente consciencialização para a importância da poupança, os portugueses estão a economizar menos e de forma diferente», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 12 e 17 de fevereiro em colaboração com a Nielsen, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal. O erro máximo é de +4.4 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.



Valores em % Base: Total de entrevistas
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