![]() |
| Jorge Nunes |
A escolha decorreu por votação secreta e a foi feita por maioria qualificada, numa reunião de autarcas da região Norte que decorreu esta manhã em Santo Tirso, concelho do distrito do Porto.
Estiveram presentes 78 presidentes e/ou representantes de câmaras nortenhas das 86 que integram a área territorial da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
"Está feita uma nova escolha e espero que não se repita a saga", disse Manuel Machado, quando questionado sobre o facto de anteriormente o Governo ter recusado a indicação de Carlos Duarte.
"Espero sinceramente que não se repita o que aconteceu anteriormente que é uma situação desagradável que a nosso ver devia ter sido evitada", disse o presidente da ANMP, acrescentando que as razões do Governo "não foram esclarecidas e geraram-se equívocos".
Manuel Machado vincou que "por lei a ANMP indica uma pessoa para integrar cada PO Regional", uma "prerrogativa" de que esta entidade "não abdicará", garantiu.
Além de António Jorge Nunes (ex-autarca de Bragança, eleito pelo PSD) esteve sobre a mesa a hipótese de escolher o socialista António Magalhães, ex-presidente da autarquia de Guimarães, mas sobre esta matéria Manuel Machado escusou-se a fazer comentários.
"O único nome que eu refiro agora é o que foi escolhido e vai ser indigitado pela ANMP", concluiu.
Compete à ANMP "indigitar os vogais para as comissões diretivas dos PO regionais", cabendo ao Governo "nomear e exonerar".
Sobre datas para que todo o processo fique concluído, o presidente da ANMP disse que "carta formal vai seguir de imediato", mas não quis apontar um prazo porque "a decisão última a cargo do Conselho de Ministros" terá "procedimentos a cumprir".
Fonte: Agência Lusa
