A medida Emprego Jovem Ativo insere-se no programa Garantia Jovem, e consiste no desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho, por jovens em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho, conjuntamente com jovens mais qualificados.
Estas atividades podem ser potenciadas por entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, desde que seja desenvolvido um projeto integrado de atividade conjunta destes jovens, ao longo de seis meses, com um orientador responsável pelo seu acompanhamento.
Fazer parte desta iniciativa dá direito também a uma bolsa mensal, que varia em função do nível de qualificação, mas que não ultrapassa 1,3 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (419,22 euros), refeição ou subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais, tudo inteiramente comparticipado pelo IEFP.
Todos os interessados podem também dirigirem-se a um centro de emprego ou centro de emprego e formação profissional da área da sua residência e obter junto de um funcionário todas as informações consideradas como necessárias.