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| Castelo de Ansiães-Carrazeda de Ansiães |
O conjunto de monumentos e museus recebeu um total aproximado de 1 milhão de visitantes, destacando-se o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques que registaram um total de 361 mil e 264 mil visitantes, respetivamente.
Com subida do número de visitantes igualmente expressiva encontram-se o Museu dos Biscainhos (45%), o Museu de Lamego (40%) e a Sé de Miranda do Douro (13%).
Para António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte, o bom desempenho registado por parte dos museus e monumentos no que respeita à afluência de público resulta de “um esforço conjunto que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte, em articulação com os diretores dos respetivos museus e responsáveis pela gestão dos monumentos, bem como dos agentes e autarquias locais”, apostados em dinamizar as localidades nortenhas.
Por outro lado, salienta o Diretor Regional de Cultura do Norte, têm sido desenvolvidos “vários projetos de conservação e restauro do património edificado, visando assegurar a preservação e valorização dos edifícios, sempre com o objetivo de os devolver às comunidades a que pertencem”.
São testemunho das várias atividades e projetos, a Rota das Catedrais no Norte ou o espaço Património a Norte (localizado no Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia), cujo objetivo é “incrementar o aumento do número de visitantes através da recuperação e salvaguarda do património, mas também da abertura de novos canais de informação e divulgação fundamentais para atrair novos visitantes”, refere António Ponte.
Salientam-se ainda as constantes ações de promoção desenvolvidas através da presença em eventos nacionais e internacionais, relacionados com o turismo e património, de que é exemplo a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, a realizar de 28 de janeiro a 1 de fevereiro, e na qual a DRCN estará presente (em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal), aproveitando para promover e divulgar os seus monumentos e museus.
Esta diferença de paisagem cria movimentos culturais muito significativos e cativa, de igual modo, públicos muito heterogéneos que a DRCN espera continuar a seduzir.
