![]() |
Vista da Cidadela |
O Domus Municipalis é , se dúvida, um edifício com um carácter singular, o único testemunho do país onde se pensa terem sido praticados os princípios elementares da democracia numa altura em que o conceito ainda não existia.
Raro exemplar da arquitectura civil, vive abraçado à igreja de Santa Maria. Pensa-se que o edifício sempre teve uma dupla vocação: casa de reuniões municipais e cisterna de abastecimento de água da localidade. Esta dupla funcionalidade é conjecturada a partir de alguma documentação da época medieval, onde, frequentemente surge denominado como “Casa da Água” e depois como “Casa da Câmara” ou Paço Municipal.
A data da sua construção tem sido objecto de alguma controvérsia. “ Estudos recentes com base em análise dos aspectos artísticos e da documentação coeva parecem ter estabilizado a data de construção na segunda metade do século XIV”.
![]() |
Domus Municipalis |
Ainda dentro da cidadela há ainda um tempinho para visitar o Museu Militar que ocupa todo o interior da Torre do Castelo “ impondo-se como espaço memória das vivências militares da cidade, porquanto a maioria das peças originais foram doadas pelos habitantes, participantes nas Campanhas de África e 1ª Guerra Mundial”.
Mas a cidade tem muito mais para oferecer. Logo ao fundo da cidadela vai encontrar um edifício de traçado simples que acompanha uma estreita ruela, com grandes dimensões, pintado de branco, onde se instalou o Museu Abade de Baçal.
Esta é uma casa de cultura por excelência que faz a mais eloquente e merecida homenagem ao padre sábio de Baçal. Aqui se encontra um riquíssimo espólio arqueológico e etnográfico que constituem hoje preciosos documentos para a caracterização da cultura transmontana.
![]() |
Museu da Máscara e do Traje |
Não parta sem uma visita ao coração do Parque Natural de Montesinho. Região povoada desde há milénios, conserva vestígios arqueológicos em muitas das suas aldeias, a que se juntam verdadeiros quadros pictóricos patentes numa paisagem ainda bem preservada.
Se num dia destes lhe apetecer um pouco de paz e sossego venha até ao Nordeste e comece por visitar a capital deste território. Aqui ficam algumas sugestões.
Bragança: Locais a visitar:
Museu Militar
Museu do Abade de Baçal
O Núcleo Museológico da CP
Museu Ibérico da Máscara e do Traje
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
Centro de Ciência Viva/Casa da Seda
Igreja e Convento de S. Francisco
Igreja de São Vicente
Igreja da Sé
Igreja da Misericórdia
Convento e Igreja de Santa Clara
Actual Paço Episcopal
Mosteiro Castro de Avelãs
Parque Natural de Montesinho