![]() |
| |Hélio Bernardo Lopes| |
Um desses momentos foi o que nos forneceu Luís Marques Mendes no passado sábado, no seu comentário televisivo semanal. Refiro-me, em concreto, ao preconceito que ainda existirá entre nós para com a China. E por aí, para com os chineses e seus investimentos.
O nosso comentador laranja lá nos veio explicar que o investimento chinês em Portugal cresceu muito nos últimos três anos, mas não se fica por aqui. Explicou, porém, que há um certo preconceito em relação à China, por ser um país com problemas de direitos humanos e corrupção.
Ora, foi esta última passagem que em mim suscitou uma enorme graça, dado que os portugueses, como se sabe, se estão completamente nas tintas para o problema dos direitos humanos na China, e muito mais, ainda, para o problema da corrupção por aquelas paragens.
Como é possível que Luís Marques Mendes nos venha com este choradinho da corrupção na China, quando a realidade da nossa vida social, desde há muitas décadas, é a que sempre se foi podendo ver e com os resultados que todos conhecemos?! É simplesmente espantoso!!
A grande verdade, porém, dentro do pântano em que se transformou a sociedade portuguesa, é que são saídas como esta de Luís Marques Mendes que ainda conseguem refrescar o espírito da generalidade dos portugueses mais atentos. Um momento deveras engraçado.
