“Portugal Sou Eu” sensibiliza comunidade académica da UTAD

Amanhã, dia 11 de novembro, o roadshow universitário “Portugal Sou Eu” vai estar presente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O roadshow faz assim a sétima visita a universidades portuguesas, numa ação de sensibilização e promoção que prevê chegar a inúmeros alunos e professores do ensino superior público.


O roadshow Universidades do “Portugal Sou Eu” vai andar pela estrada para explicar à comunidade académica a importância de escolher produtos com o selo “Portugal Sou Eu”.

De norte a sul, o “Portugal Sou Eu” tem visitado nas maiores universidades do país (Porto, Coimbra, Aveiro, Minho, Beira Interior, Évora e agora, UTAD) para apresentar a iniciativa e explicar os seus objetivos. Para Maria da Saúde Inácio, da Associação Empresarial de Portugal (AEP), uma das entidades parceiras do programa e organizadora deste roadshow, “esta ação reveste-se de uma grande importância, pois vamos poder interagir com um número bastante elevado de jovens/adultos e explicar o conceito de incorporação nacional, numa perspetiva de diminuição das importações e do equilíbrio da balança comercial”.

“Com este roadshow, o “Portugal Sou Eu” pretende sensibilizar os estudantes universitários para promover Portugal e os seus produtos, fazendo dos estudantes portugueses embaixadores e promotores da iniciativa. Em paralelo, pretende-se ainda uma abordagem à comunidade de estudantes estrangeiros em Portugal, como dinamizadores do melhor que Portugal faz junto dos seus países de origem”, explica Maria da Saúde Inácio. Para uma maior interação, nomeadamente com a população estudantil, o “Portugal Sou Eu” criou um Site (www.universidades.portugalsoueu.pt) para melhor explicar a importância e os objetivos do programa.

Programa na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro:
• 11:00 às 16:00 – Exposição “Portugal Sou Eu” no átrio do Edifício da Reitoria
• 14:30 às 15:00 – Sessão de Apresentação “Portugal Sou Eu” no Auditório de Geociências

Sobre o “Portugal Sou Eu”
O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia. São já várias as figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do projeto, contribuindo com os seus testemunhos e presença em eventos para divulgar os objetivos económicos e sociais do programa: Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, João Manzarra, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho e Luís Onofre.

Até ao momento estão qualificados com o selo “Portugal Sou Eu” mais de 2 mil produtos que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 1,3 mil milhões de euros. A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas e 73 por cento integra o setor da alimentação e bebidas. No portal www.portugalsoueu.pt estão registadas mais de 1000 empresas nacionais, cujos produtos estão em processo de qualificação.

A iniciativa tem financiamento do programa Compete e é gerida por um órgão operacional, formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.

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