![]() |
De norte a sul, o “Portugal Sou Eu” tem visitado nas maiores universidades do país (Porto, Coimbra, Aveiro, Minho, Beira Interior, Évora e agora, UTAD) para apresentar a iniciativa e explicar os seus objetivos. Para Maria da Saúde Inácio, da Associação Empresarial de Portugal (AEP), uma das entidades parceiras do programa e organizadora deste roadshow, “esta ação reveste-se de uma grande importância, pois vamos poder interagir com um número bastante elevado de jovens/adultos e explicar o conceito de incorporação nacional, numa perspetiva de diminuição das importações e do equilíbrio da balança comercial”.
“Com este roadshow, o “Portugal Sou Eu” pretende sensibilizar os estudantes universitários para promover Portugal e os seus produtos, fazendo dos estudantes portugueses embaixadores e promotores da iniciativa. Em paralelo, pretende-se ainda uma abordagem à comunidade de estudantes estrangeiros em Portugal, como dinamizadores do melhor que Portugal faz junto dos seus países de origem”, explica Maria da Saúde Inácio. Para uma maior interação, nomeadamente com a população estudantil, o “Portugal Sou Eu” criou um Site (www.universidades.portugalsoueu.pt) para melhor explicar a importância e os objetivos do programa.
Programa na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro:
• 11:00 às 16:00 – Exposição “Portugal Sou Eu” no átrio do Edifício da Reitoria
• 14:30 às 15:00 – Sessão de Apresentação “Portugal Sou Eu” no Auditório de Geociências
Sobre o “Portugal Sou Eu”
O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia. São já várias as figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do projeto, contribuindo com os seus testemunhos e presença em eventos para divulgar os objetivos económicos e sociais do programa: Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, João Manzarra, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho e Luís Onofre.
A iniciativa tem financiamento do programa Compete e é gerida por um órgão operacional, formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.
