Passos Coelho veio à UTAD elogiar e assistir à entrega de prémios aos empreendedores do Douro

O primeiro-ministro esteve ontem em Vila Real, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde participou na gala do Prémio Douro Empreendedor e elogiou os empreendedores que apostam no interior, afirmando que são eles a "melhor qualidade" para vencer os desafios do Douro.

Douro
"Os nossos empreendedores, as nossas empresas são sem dúvida nenhuma a nossa melhor qualidade e o nosso melhor material para poder vencer enquanto país, enquanto cidade e, neste caso, também enquanto Douro", disse o primeiro-ministro, discursando para uma plateia lotada e com muitos jovens.

Segundo Passos Coelho, o Douro é um bom exemplo de"um desafio que aguça o engenho", salientando as condições excepcionais da região, que precisa de "inovação, saber e valor".


Nesta gala foram entregues cinco prémios e o produtor de vinhos Dirk Niepoort, foi distinguido como a "Personalidade do Douro".

Na área do empreendedorismo foram distinguidas três empresas. O prémio da melhor empresa com menos de dois anos (Novas empresas) distinguiu a Douro Skin Care que possui a marca DVine e que cria e comercializa produtos de cosmética cuja matéria prima assenta em produtos fabricados no Douro, como o Vinho do Porto.

A Lavradores de Feitoria, que representa a união de 16 produtores, proprietários de 20 quintas, somando uma área total de vinha superior a 600 hectares, foi distinguida com o galardão empresas com mais de dois anos na vertente de "Empresas inovadoras e criativas".


Na a área de enoturismo (Projetos de Turismo Internacional), a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo foi considerada o melhor projecto de Turismo Internacional.

O prémio Douro Empreendedor, uma iniciativa da Rede Empreendouro que está a ser apoiada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e pela TSF, lançou este ano uma vertente criativa, a “Douro Experiência” com o objectivo de contribuir para a valorização e promoção dos recursos naturais, históricos e culturais da região, de forma a potenciar o Douro e Trás-os-Montes enquanto destino turístico.

Este ano foi distinguiu o cartaz "Mãos de Ouro" de João Costa e na categoria de vídeo o mais votado foi o trabalho que está associado ao programa promocional de um evento que decorreu em Setembro no Douro. "Trail Run Réccua Douro Ultra-Trail" é um vídeo promocional da empresa Nexplore que tem a participação de João Marinho, o atleta de Amarante que está desaparecido nos Picos da Europa e a quem a plateia da UTAD rendeu ontem homenagem com uma longa salva de palmas.


A cada um dos vencedores de cada categoria foi-lhe atribuído um incentivo monetário no valor de quatro mil Euros, o acompanhamento e consultadoria gratuita das estruturas de apoio ao empreendedorismo da UTAD ou do IPB, o acompanhamento de proximidade dos processos pelas entidades da Rede EmpreenDouro solicitadas, a participação em suplemento a publicar nos órgãos de comunicação social e a participação das empresas em campanhas alusivas ao investimento na região do Douro a promover pela Rede EmpreenDouro.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN