Estão concluídas as obras de reabilitação do Perímetro de Rega da Barragem da Esteveínha, Alfândega da Fé. Uma intervenção que assume especial relevância para o desenvolvimento agrícola do concelho.
 |
| Barragem da Esteveínha |
Trata-se de um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros, que veio modernizar e garantir a sustentabilidade do regadio em Alfândega da Fé para os próximos 40\50 anos. As obras, da responsabilidade da DGADR- Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural-, permitiram também aumentar a área do perímetro de rega dos 196 para os 270 ha.
O Perímetro de Rega da Barragem da Esteveínha, agora reabilitado e alargado, tinha sido construído há cerca de meio século e encontrava-se em avançado estado de degradação, conduzindo a muitas perdas de água e consequentemente a uma deficiente utilização da mesma. A reabilitação deste perímetro vai conduzir a uma maior sustentabilidade no uso da água, evitando desperdícios e melhorando a eficiência. Tal terá reflexos positivos na produção agrícola.
Esta era uma obra há muito ansiada e reclamada pelos agricultores mas também pela própria autarquia, que vê nesta intervenção forma de melhorar a produção, aumentar o rendimento dos agricultores e potenciar o aparecimento de novos projectos e investimentos, numa área onde predominam o olival, amendoal e cerejal, produções de grande peso no concelho.
Recentemente foi criada a Associação de Beneficiários que vai fazer a gestão deste regadio. Neste campo será também de esperar um novo dinamismo em toda a zona do Plano Alfa, fundamentalmente com iniciativas de investimento em fruticultura.