Concluídas as obras de reabilitação do Perímetro de Rega da Barragem da Eteveínha

Estão concluídas as obras de reabilitação do Perímetro de Rega da Barragem da Esteveínha, Alfândega da Fé. Uma intervenção que assume especial relevância para o desenvolvimento agrícola do concelho.

Barragem da Esteveínha
Trata-se de um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros, que veio modernizar e garantir a sustentabilidade do regadio em Alfândega da Fé para os próximos 40\50 anos. As obras, da responsabilidade da DGADR- Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural-, permitiram também aumentar a área do perímetro de rega dos 196 para os 270 ha.

O Perímetro de Rega da Barragem da Esteveínha, agora reabilitado e alargado, tinha sido construído há cerca de meio século e encontrava-se em avançado estado de degradação, conduzindo a muitas perdas de água e consequentemente a uma deficiente utilização da mesma. A reabilitação deste perímetro vai conduzir a uma maior sustentabilidade no uso da água, evitando desperdícios e melhorando a eficiência. Tal terá reflexos positivos na produção agrícola.


Esta era uma obra há muito ansiada e reclamada pelos agricultores mas também pela própria autarquia, que vê nesta intervenção forma de melhorar a produção, aumentar o rendimento dos agricultores e potenciar o aparecimento de novos projectos e investimentos, numa área onde predominam o olival, amendoal e cerejal, produções de grande peso no concelho.

Recentemente foi criada a Associação de Beneficiários que vai fazer a gestão deste regadio. Neste campo será também de esperar um novo dinamismo em toda a zona do Plano Alfa, fundamentalmente com iniciativas de investimento em fruticultura.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN