![]() |
Foto: Luis Fontinha - Panorâmio »» |
Com a intervenção agora a decorrer, estancar-se-á a sua atual degradação e permitir-se-á visualizar a magnificência do seu aspeto. Em paralelo, realizam-se trabalhos de reforço do arco cruzeiro, no interior, e de reparação das coberturas, no exterior.
Os trabalhos na Igreja de Malhadas, promovidos pela Direção Regional de Cultura do Norte, têm duração prevista de 120 dias e representam um investimento superior a 130 Mil Euros, com cofinanciamento FEDER garantido por uma candidatura ao programa ON.2 "Património Monumental do Leste Transmontano". Malhadas é uma pequena freguesia do concelho de Miranda do Douro, dista cerca de 15 kms da cidade transmontana.
A província é fértil em pequenos templos rurais, pouco ou nada transformados ao longo dos séculos e reveladores de uma organização paroquial elementar, instituída em meios de recursos económicos pouco relevantes. Esta linha de caracterização aplica-se à esmagadora maioria dos templos edificados ao longo dos séculos XIII e XIV, nos atuais distritos de Vila Real e de Bragança.