![]() |
O pequeno dinossauro português que viveu no tempo
dos gigantes (2656 c.)
|
O exemplo mais recente é a descoberta de uma nova espécie de dinossáurio ornitópode que viveu no território português há 152 milhões de anos. Foi denominado Eousdryosaurus nanohallucis que significa “o dryossáurio do oriente com polegar reduzido” e pertence à Colecção Paleontológica da Sociedade de História Natural (SHN), com sede em Torres Vedras (http://www.shn.pt/). A descoberta foi publicada na revista internacional “Journal of Vertebrate Paleontology” e representa uma nova espécie de dinossauro ornitópode fruto de um trabalho de investigação que demorou 15 anos, levado a cabo por uma equipa composta por elementos da SHN mas também do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED, em Espanha, e da Universidade de Lisboa.
Este novo ornitópode dryossáurio (grupo de pequenos dinossauros bípedes, herbívoros, ou mais correctamente fitófagos) pertence a um género caracterizado por ser muito possivelmente ágil e veloz que existiu nos territórios da Europa, América do Norte e África durante o final do período do Jurássico e início do Cretácico.
![]() |
Vértebras caudais do espécime durante os trabalhos de preparação DR SHN
|
A avaliar pelas dimensões do exemplar descoberto num bloco caído das arribas na Praia de Porto das Barcas, na Lourinhã, era um dinossauro pequeno (com apenas 1,60 metros de comprimento) que viveu, como já se disse, no período do Jurássico Superior, o tempo dos dinossauros gigantes.
Este dinossáurio encontrado em Portugal é ligeiramente mais pequeno que os exemplares mais bem conhecidos deste grupo, como é o caso do representante Norte-americano Dryosaurus.
António Piedade
Conteúdo fornecido por: Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
.jpg)
