Concelhias da Juventude Socialista do distrito de Bragança aplaudem a criação de um Observatório para estudar a realidade da região

As concelhias de Juventude Socialista do distrito de Bragança aplaudem com enorme satisfação a medida que visa criar um observatório para estudar as verdadeiras realidades do interior, apresentada pelo Presidente da CIM-Trás-os-Montes, Américo Pereira, em conjunto com o Instituto Politécnico de Bragança , refere a organização partidária em comunicado de imprensa.

Para os coordenadores das concelhias da Juventude Socialista é importante desenvolver sinergias entres os órgãos autárquicos e instituições de ensino superior de forma a fomentar a investigação local e regional, promovendo e aumentado o diagnóstico sobre diversas temáticas primordiais para o desenvolvimento do interior.

“Afirmamos que com a dinamização do Observatório é possível desenvolver mecanismos que apresentem soluções ao nível da agricultura, do turismo, da economia local, e que também possam servir como plataforma para fomentar investigações ao nível dos fenómenos sociais, como o desemprego e a actual migração para o litoral de Portugal ou estrangeiro”. Os jovens socialistas dizem também acreditar que esta medida, a longo prazo, “pode ajudar a desenvolver socialmente e economicamente o interior, visto que consiste num Observatório que estimula a investigação”.

Segundo a Juventude Socialista do distrito de Bragança, no âmbito do próximo quadro comunitário, “o Observatório pode servir como um espaço de apoio ao investigador, através de bolsas de apoio, combatendo assim o desemprego e aumentando a fixação dos jovens”.


Para além da componente de cooperação entre câmaras municipais e instituições de ensino, é de realçar que estas investigações podem definir a médio e longo prazo, quais as oportunidades e grandes metas dos municípios do interior, tornando-se imperativo implementar de forma célere este observatório no distrito de Bragança, referem os jovens socialistas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN