![]() |
| Castro dos Mouros, Vilarinho dos Galegos |
"Agora estamos apostados em desenvolver uma segunda fase de trabalhos arqueológicos que vai ao encontro da conservação, reconstrução e valorização do sítio, tornando-o assim, num espaço visitável que faça parte dos roteiros da arqueologia castreja", disse o investigador António Pereira Dinis, citado pela Agência Lusa.
Este é já o quarto ano de intervenções arqueológicas no local, que envolveram ao longo deste tempo jovens locais bem como alunos e arqueólogos da Universidade do Minho (UM). Durante este período estudou-se o processo cronológico, o processo de ocupação e as matrizes culturais que caracterizam este assentamento, tendo daqui resultado um novo paradigma para a interpretação deste período cronológico na região.
O projecto tem tido o apoio da Câmara Municipal de Mogadouro e o atual presidente, Francisco Guimarães, disse que pretende dar continuidade aos trabalhos, tendo afirmando à agência Lusa “que há uma importante espólio arqueológico no concelho e na região, pelo que é preciso continuar a expandir este tipo de trabalhos arqueológicos".
