Apenas 5% dos portugueses prevê aumentar as poupanças

De acordo com o mais recente estudo do Observador Cetelem, que analisou as intenções de consumo para os próximos meses, os portugueses continuam a percecionar aumentar mais as despesas do que as poupanças, acentuando-se assim o saldo entre poupanças-despesas (-13%) face a 2013 (-6%). 17% dos consumidores tenciona aumentar as despesas enquanto que apenas 5% confirma intenção de poupar, o valor mais baixo dos últimos anos.

Apenas 5% dos portugueses prevê aumentar as poupanças
De facto, no que diz respeito às intenções de poupança, os portugueses mantêm a tendência dos últimos anos: em 2013, 7% dos inquiridos tencionavam aumentar as suas economias, valor abaixo do verificado no ano anterior (9%). Entre os indivíduos mais propensos ao aumento de poupanças encontram-se os portugueses dos 25 aos 34 anos e dos 45 aos 54 anos (22% e 18%, respetivamente).

Já relativamente às intenções de aumentar as despesas, verifica-se uma tendência inversa. Em 2012 apenas 9% dos portugueses tencionavam aumentar as despesas, valor que ascendeu para os 13% em 2013 e para os 17% este ano. Consumidores entre os 55 e 65 anos são aqueles que menos intenção têm de aumentar despesas (85%).

«Com a crise económica e financeira que abalou a Europa, muitos consumidores viram os seus rendimentos decrescerem substancialmente, o que os obrigou também a uma ginástica orçamental acrescida. Apesar da crescente consciencialização da importância da poupança, têm faltado a muitos consumidores os meios necessários para aumentarem as suas economias», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

Esta análise foi desenvolvida em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um questionário por telefone, a 600 indivíduos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. O inquérito foi realizado entre os dias 15 e 21 de maio e o erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

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