2º Seminário 'Os Judeus em Trás-os-Montes' marcou o arranque do Festival 'Sete Sóis Sete Luas'

A iniciativa marcou o arranque do Festival Sete Sóis Sete Luas, que se realiza no concelho desde 2010. Pelo segundo ano consecutivo a presença judaica na região esteve em análise em Alfândega da Fé, com a realização do 2º Seminário dedicado à temática. 

2º Seminário 'Os Judeus em Trás-os-Montes' marcou o arranque do Festival 'Sete Sóis Sete Luas'
No ano passado o enfoque do seminário foi a criação de uma rota dos judeus em Trás-os-Montes. Este ano foram analisadas as marcas e contributos judaicos na região.

A palestra contou com a presença de Sami Sadak professor da Universidade Aix-en-Provence e Codiretor do BabelMed de Marselha que abordou o tema “ Judeus Espanhóis e Marranos em Portugal” e apresentou o documentário francês “Les derniers marranes” (tradução: Os últimos marranos) dos realizadores Stan Neumann e Frederic Brenner, sobre a misteriosa vida da comunidade judaica transmontana nos anos 90.

Participaram também os oradores Antero Neto e António Júlio Andrade cujas intervenções se debruçaram sobre os temas “Marcas arquitectónicas judaicas e vítimas da Inquisição no concelho de Mogadouro” e “Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira – Cidadão do Mundo, Sefardita e Transmontano”, respectivamente. O Seminário terminou com a degustação de produtos mediterrânicos onde não faltaram alguns dos produtos locais, como as amêndoas torradas com ervas aromáticas e o azeite.

A Câmara Municipal está empenhada em recuperar marcas históricas e culturais do concelho como factores potenciadores do turismo e da economia local. Relembrem-se os importantes estudos já apresentados na edição anterior sobre a forte presença judaica na aldeia de Sambade e a sua importância para a compreensão das tradições locais.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN