Festa da Cereja de Alfândega da Fé: 10 toneladas comercializadas durante o certame

Chegou ao fim mais uma edição da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. O evento, que decorreu de 6 a 8 de junho, trouxe muita gente ao recinto municipal de exposições, de tal forma que ao início da tarde de domingo o fruto esgotou.

Festa da Cereja de Alfândega da Fé: 10 toneladas comercializadas durante o certame
A Cooperativa Agrícola, único produtor de cereja representado no certame, vendeu cerca de 10 toneladas de Cereja, escoando toda o stock disponível para o evento. O que é facto é que, apesar de a apanha decorrer em simultâneo com a Festa, a procura excedeu todas as expectativas. De acordo com os responsáveis não houve mãos a medir e só restou nas árvores a Cereja que não estava madura, consequência também do frio que se fez sentir nos últimos dias que não permitiu a maturação do fruto.

A autarquia e a Cooperativa Agrícola estão a contactar pessoas e grupos que se deslocaram para comprar a cereja no domingo à tarde e não conseguiram, de forma a encontrar uma maneira de disponibilizar a cereja de Alfândega da Fé a estes visitantes.

A apanha da cereja vai continuar a ser realizada nos próximos dias. Este fruto estará à venda na Cooperativa Agrícola que, excecionalmente, vai abrir portas no próximo fim-de-semana. Uma forma de tentar satisfazer a procura deste fruto que esgotou durante a Festa da cereja.

Mas se a cereja é a cabeça de cartaz desta Festa ela é também espaço privilegiado para a divulgação e comercialização de outros produtos locais como azeites, enchidos, amêndoa, mel, queijos e licores Mas se a cereja é a cabeça de cartaz desta Festa ela é também espaço privilegiado para a divulgação e comercialização de outros produtos locais como azeites, enchidos, amêndoa, mel, queijos e licores. Este ano também com algumas novidades à base de cereja, o Chupa-Chupa de cereja fez as delícias de miúdos e graúdos. A cerveja de Cereja continua a atrair a atenção de muitos, e a gastronomia que explora as potencialidades deste fruto foi um dos principais destaques da edição deste ano da Festa da Cereja de Alfândega da Fé.

Os três dias de festa fizeram-se também com atividades culturais e desportivas, destaque para a representação da “Eterna Barca”, uma experiência de teatro comunitário que abordou a lenda e a história do Santuário e do Santo Antão da Barca no concelho incluindo a trasladação do Santuário devido à construção da Barragem do Baixo Sabor.

No final a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, principal organizadora do evento, faz um balanço positivo do mesmo destacando o papel da iniciativa enquanto montra do concelho, valorizando as vertentes económicas, culturais, sociais e turísticas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN