![]() |
| Mais consumo e menos poupança em 2014 |
A análise do Observador Cetelem conclui também que 2014 será um ano em que se irá poupar menos na Europa em geral. Num contexto de aumento das despesas, as intenções de poupança são bastante estáveis ou apresentam uma redução no conjunto dos doze países europeus analisados, com exceção da Itália, Hungria, República Checa e Eslováquia. Em 2014, os doze países estudados pelo Observador Cetelem anunciam um nível de poupança semelhante, com 37% dos consumidores, em média, a declararem quererem aumentar as suas poupanças, contra 39% em 2013.
Fazendo a comparação entre os valores recolhidos em Portugal no estudo de 2014 com a média europeia (40% nas despesas e 37% na poupança), os portugueses revelam que as suas intenções de aumento das despesas e aumento das poupanças são mais baixas (29% e 35%, respetivamente).
Também no ano anterior os portugueses estavam abaixo da tendência na Europa no que diz respeito às despesas (33%), sendo que apenas 19% revelava intenção de as aumentar. Já os valores de poupança recolhidos em Portugal estavam bastante acima da média europeia (48% contra 39%).
Ficha técnica Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas cerca de 8.000 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países Europeus: Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. Os inquéritos foram realizados em entre 17 de outubro e 5 de novembro de 2013 pelo Observador Cetelem, em parceria com o gabinete de estudos e de aconselhamento BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido por TNS Sofres.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.
