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Moral dos portugueses sobe pela primeira vez em seis anos |
Tal explica o facto de no estudo do Observador Cetelem oito países em doze apresentarem notas da situação atual do país em alta, em relação ao ano passado, entre os quais Portugal (+0,1 pontos) e Espanha (+0,4 pontos).
Apenas quatro países contrariam esta tendência positiva: França, Itália, Polónia e Eslováquia, para os quais a situação geral do país parece conhecer uma nova degradação. França destaca-se por ter registado uma classificação historicamente baixa (3,9/10). Os Franceses são ainda os únicos, entre os países analisados, a apresentar uma degradação da sua situação pessoal comparada com 2013, baixando ligeiramente a sua nota para 5,2/10 (vs 5,3/10).
À imagem da situação geral dos países, os consumidores europeus consideram a sua situação pessoal melhor do que no ano passado: deste modo, a nota de perceção média para os doze países atinge 5/10 (versus 4,8/10 no ano anterior). Os Espanhóis e os Portugueses confirmam a tendência de melhoria que tinham esboçado na sua perceção da situação geral, aumentando igualmente a sua nota de perceção no plano pessoal (Espanha: 4,7 +0,2 pontos; Portugal: 4,1 +0,2 pontos).
Os Italianos, tal como os Espanhóis e os Portugueses estão mais satisfeitos com a sua situação pessoal, apresentando desvios baseados entre a nota do país e a nota da situação pessoal: +1,8 pontos para os Espanhóis e Italianos e +1,6 pontos para os Portugueses. Uma prova clara da adaptação dos consumidores à situação económica e da retoma da sua confiança.
Ficha técnica
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas cerca de 8.000 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países Europeus: Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. Os inquéritos foram realizados em entre 17 de outubro e 5 de novembro de 2013 pelo Observador Cetelem, em parceria com o gabinete de estudos e de aconselhamento BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido por TNS Sofres.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
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