Está terminada a recuperação ambiental do “Prado” de Paradela

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, está a realizar mais de 100 obras de recuperação integral e sustentável de espaços degradados em 100 aldeias da fronteira hispano-lusa.


Neste âmbito, completou-se no passado mês de março o acondicionamento do Prado de Paradela, una zona de poças, uma fonte tradicional e a sua envolvente.

O valor desta fonte e do tanque de lavar é muito importante, por ser de interesse funcional para os habitantes da aldeia, que ainda consomem essas águas.

O conjunto tem também um elevado valor patrimonial, fazendo parte da história da povoação e sendo um elemento atrativo para o turismo rural.


O espaço do Prado constitui, assim, uma jazida da cultura da aldeia de Paradela, que importa respeitar e preservar.

Com a obra do Projeto "Frontera Natural" foi possível restaurar esses elementos e a sua envolvente, numa intervenção que conseguiu a beneficiação ambiental, funcional e estética do espaço.

O projeto de Recuperação Integral e Sustentável das áreas naturais da fronteira, "Frontera Natural", conta com um orçamento global de 800.000 euros, dos quais, 600.000 são cofinanciados pela UE e FEDER, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN