“Sorrisos de Porta em Porta” nos Cerejais

Lar recebe ação promovida por associação de médicos dentistas solidários

A Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses - no seguimento da intervenção do Projeto “Sorrisos de Porta em Porta” vai estar no Lar dos Cerejais, no dia 26 de março. A acção de rastreio oral a utentes e sensibilização e formação para profissionais do lar está agendada para as 14h30.

Esta ação, visa melhorar a qualidade de vida da população idosa, numa área de extrema importância como é a da saúde oral e que muitas das vezes é desvalorizada. A iniciativa dos voluntários da Mundo a Sorrir no Lar dos Cerejais está integrada na visita que estes médicos estão a fazer ao concelho de Alfândega da Fé.

“Sorrisos de Porta em Porta” tem como objetivo levar a saúde oral junto de pessoas idosas “Sorrisos de Porta em Porta” tem como objetivo levar a saúde oral junto de pessoas idosas, com dificuldades financeiras ou que não possam aceder às clínicas dentárias. O projeto alia o bem estar dos idosos e da sua saúde oral com a formação dos cuidadores, procurando contribuir para uma melhor saúde e higiene oral dos idosos que se encontram em lares ou centros de dia.

Num concelho com as características do de Alfândega da Fé, com uma população envelhecida e em que as dificuldades de acesso aos cuidados de saúde se fazem sentir com especial incidência este tipo de acções ganha particular importância.

Para além disso é uma oportunidade para sensibilizar os profissionais que lidam com idosos para a necessidade de valorizar esta área e capacitá-los no campo dos cuidados a ter com a saúde e higiene oral dos idosos. Daí que a Câmara Municipal de Alfândega da Fé tenha vindo a colaborar com esta iniciativa reconhecendo a necessidade de ações deste género tanto para cuidadores como para idosos.

Recorde-se que a associação “Mundo a Sorrir” surgiu em Julho de 2005 para trabalhar no campo da saúde, nomeadamente na área da saúde oral, com o principal objetivo de contribuir para o bem-estar das comunidades mais desfavorecidas, excluídas e marginalizadas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN