Fecho de tribunais leva populações para a rua: município de Carrazeda de Ansiães não foi sequer contemplado com um tribunal de proximidade

"O município de Carrazeda de Ansiães não foi sequer contemplado com um tribunal de proximidade, gostava que a ministra nos explicasse porquê".





José Luís Correia lidera esta autarquia e não esconde o desagrado com a decisão do Ministério da Justiça em relação ao encerramento de tribunais. Por isso, este município, pertencente ao distrito de Bragança, juntamente com os restantes 21 que a partir do próximo ano terão os seus tribunais fechados, juntam-se hoje, último dia antes das férias judiciais do Natal, em protesto contra o novo mapa judiciário.

Esta reforma - prevista para 2014 - prevê a extinção de 22 tribunais judiciais e a "despromoção" de 25 para secções de proximidade. Porém, esta é uma proposta que ainda "não está fechada", segundo o ministério garantiu há duas semanas. Os distritos mais afetados são Vila Real (com quatro encerrados) e Viseu (que ficará sem três).

O protesto - marcada a nível nacional com a presença de delegados da Ordem dos Advogados (OA) e habitantes de cada uma das localidades que ficarão sem edifícios judiciais foi marcada pela OA em meados de novembro.

Fonte: DN

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN