Cogumelos levam noruegueses ao Mogadouro

Especialistas noruegueses integram um grupo que vai ajudar a identificar, colher e confecionar "em segurança" as variadas espécies cogumelos que crescem nas matas nordestinas, durante o 15.º Encontro Micológico Transmontano, a realizar de sexta-feira a domingo em Mogadouro.

O grupo norueguês é composto por cerca de 30 especialistas da Fredrikstad Soppforening (Associação Micológica de Fredrikstad), que está a assinalar 40 anos de existência.

"O encontro micológico serve para dar a conhecer as potencialidades dos cogumelos, não só as gastronómicas, mas também as cientificas, de forma a potenciar os conhecimentos relacionados com estes fungos. Este ano haverá igualmente formas de mostrar uma nova aplicação dos cogumelos em produtos de artesanato", disse hoje à Lusa Manuel Moredo, o presidente da Associação Micológica "A Pantorra", promotora da iniciativa.

Na opinião do micólogo, a maioria dos participantes vem ao encontro não só para apanhar cogumelos comestíveis, mas também para os estudar, fotografar e conhecer as diversas espécies micológicas.

O Encontro Micológico Transmontano tem este ano como tema "Etnomicologia - Os cogumelos na tradição popular". No que respeita ao ano micológico, Manuel Moredo é da opinião que a proliferação dos cogumelos este ano está a ser "boa" e espera-se que haja diversas espécies nesta altura do ano devidos as condições climatéricas favoráveis.

Fonte: Agência Lusa

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN