“Abertura da passagem fronteiriça Miranda-Torregamones”, exposição vai estar patente ao público no Arquivo Municipal de Miranda do Douro

De 10 de julho a 10 de setembro, está patente no Arquivo Municipal de Miranda do Douro uma exposição relativa a “Abertura da passagem fronteiriça Miranda – Torregamones.




A situação geográfica de Miranda do Douro, desde sempre, lhe concedeu um estatuto privilegiado no contexto regional e internacional, de que os mirandeses facilmente perceberam e que foram, ao longo dos tempos, umas vezes com sucesso, outras não, tentando potenciar em seu favor, fato que a sua história atesta.

Os mirandeses ansiaram, sempre, uma ligação ao país vizinho, que se encontra separado, fisicamente, por um rio que define a sua fronteira política. Pese embora todas as dificuldades impostas pela orografia do terreno e as condicionantes políticas, os nossos predecessores foram capazes de lutar pelo desenvolvimento da sua terra. A passagem fronteiriça entre Miranda e Torregamones é mais um dos exemplos dessa sageza de que se pretende dar nota nesta exposição.

Tal como nos dias de hoje, este processo foi uma luta árdua dos agentes locais, contra a interioridade e o centralismo de Lisboa, e contra alguns interesses locais, regionais e ibéricos, que depois de um longo percurso, com avanços e recuos, culminou na abertura da passagem fronteiriça de Miranda-Torregamones.


www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN