Moral das famílias portuguesas encontra-se num nível fraco e em queda

O Observador Cetelem quis saber como os europeus descrevem a situação atual do seu país numa escala de 1 a 10. Os consumidores portugueses surgiram na análise como os mais insatisfeitos atribuindo uma nota de 2,4/10. 



A progressão contínua do desemprego, a forte recessão da economia e as duras medidas de austeridade são as razões que o estudo aponta para esta fraca avaliação.

Espanha e Itália juntam-se a Portugal no conjunto das notas mais baixas desta análise: 2,5/10 em Espanha e 3,2/10 em Itália. Comparando com as avaliações do ano transato, o recuo é mais sensível em Espa¬nha (-0,6 pontos) do que em Portugal e em Itália (-0,2 pontos). Nestes três países da Europa do Sul salientam-se ainda diferenças muito acentuadas na descrição que os consumidores fazem entre a situação atual do país e a pessoal. Os Espanhóis colocam 2 pontos de diferença entre a nota de avaliação pessoal e a da perceção geral do país (4,5/10 para a situação pessoal contra 2,5/10 para o país), os Italianos atingem 1,7 pontos de diferença (4,9/10 para a situação pessoal contra 3,2/10 para a situação do país) e os Portugueses apenas 1,5 pontos de diferença.

A contrariar esta tendência estão três países da Europa Ocidental: Alemanha, Bélgica e Reino Unido que, segundo o estudo do Observador Cetelem, «constituem o pódio vencedor em relação à avaliação da situação do país». Os Ale¬mães à cabeça pelo quarto ano conse¬cutivo (5,9/10), seguidos pelos Belgas (4,7/10) e pelos Britânicos (4,5/10). A visão positiva dos Alemães explica-se facilmente: o mercado de trabalho resiste bem à crise e assegura um apoio ao consumo priva¬do. Na Alemanha, a taxa de de-semprego mantem-se num nível histori¬camente baixo há cerca de vinte anos. Mesmo com todas estas condicionantes, a avaliação na Alemanha diminuiu 0,3 pontos em relação a 2012.

«O longo período de estagnação verificado na maior parte das economias europeias, bem como os problemas da dívida soberana da zona euro, suscitam importantes pre¬ocupações e têm um impacto direto nos consumidores. A perceção da situação atual do seu país está assim em baixa pelo quinto ano consecutivo, e atinge uma nota mé¬dia de 3,6/10 (contra 3,8/10 no Observador Cetelem 2012)», afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Ficha técnica
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas mais de 6.500 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países Europeus: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido e Eslováquia. Os inquéritos foram realizados entre novembro/dezembro de 2012 pelo Observador Cetelem, em parceria com o gabinete de estudos e de aconselhamento BIPE, com base num inquérito conduzido por TNS Sofres.

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