Hoje é Dia Internacional dos Museus

Hoje, dia 18 de Maio, assinala-se por todo o mundo o “Dia Internacional dos Museus”, uma efeméride que é celebrada, anualmente, há mais de 30 anos.





A iniciativa tenta recordar à sociedade civil que “Os museus são um meio importante de troca cultural, enriquecimento das culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre as pessoas”.

Parar assinalar este dia O Museu Abade de Baçal (MAB), em Bragança, promove um conjunto de iniciativas onde se destaca os Ateliers "À Descoberta de Almada”, “Ser Arqueólogo por um dia” e em “Em Busca da Estela Perdida”.

A partir das 14.30 horas, O Museu vai à Praça, promovendo um pequeno concerto pelo Conservatório de Música na Praça da Sé e encaminhará depois as pessoas para o Museu do Abade de Baçal.

Seguir-se-á “As Obras de Arte têm voz” que consiste numa visita dinamizada ao Museu com a recriação de quadros vivos.

Ao fim da tarde realizar-se-á um Workshop de Danças Medievais no jardim do MAB um outro de Hip-Hop.

A noite ficará marcada pelo Concerto de Bandas de Garagem da cidade no jardim no jardim do museu.

Também o Museu Terra de Miranda, em Miranda do Douro assinala esta data com uma visita aos moinhos do Fresno, atividade de serviço educativo integrada no programa “O ciclo d opão”, com os alunos da escola EB1 de Miranda do Douro. E com a realização de “Os jogos tradicionais: entre o lazer a formação”, que levará a uma intervenção ilustrada com objectos da colecção do museu.

Ás 18h00 Jean-Yves Durand, director do museu, fará uma palestra sobre “O museu e o novo contexto patrimonial: problemas, perspetivas, projetos”.

Seguir-se-á um programa de visitas gratuitas ao museu até à meia-noite a projeção do filme “A vida ao longe”, de Marc Weymuller.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN